Este sítio usa cookies para melhorar a experiência da sua visita. Mais informação.

PRÓTESE Dentária Provisória Acrílica (resina)

A prótese dentária de acrílico (chapa dentária), é dentadura a evitar. Não é uma prótese dentária moderna. Pode ter de 1 a 14 dentes postiços. No último caso já é uma prótese total porque substitui os dentes todos.

O material usado no seu fabrico é metil metacrilato normalmente conhecido como resina acrílica. É um material poroso e termoplástico, pode distorcer com calor excessivo. Está sujeita a pigmentação e mau odor.

São próteses que o portador pode retirar da boca e voltar a colocar. No caso de quebrarem podem ser reparadas.

Imagens de próteses dentárias removíveis

Proteses Dentarias - todos os casos

As próteses em resina acrílica podem ser readaptadas quando desajustadas, devido a alterações naturais da boca. São próteses com alguma rigidez e que podem ficar mais justas com um novo enchimento interior, na superfície que assenta na mucosa oral. Algumas pessoas apresentam alergia no contato com o acrílico autopolimerizável do rebasamento. Para esses casos existem alternativas, embora mais caras.

Se a prótese fica solta, existe a possibilidade de incorporar grampos (ganchos) em arame de ortodontia. Ajudam a melhorar a sua retenção.

Os dentes postiços das dentaduras, sejam elas de silicone, resina acrílica ou esqueléticas, são geralmente dentes de acrílico. Em alternativa (cara) podem ser de porcelana. A vantagem dos dentes de porcelana é que duram muito tempo e são mais bonitos.

Algumas pessoas sentem irritação da gengiva com próteses de acrílico. Para esses casos existe acrílico anti-alérgico que é considerávelmente mais caro.

Quem usa uma prótese total (dentadura ou chapa dentária) sabe o desconforto por que passa. Pode torná-lo algo do passado se colocar implantes dentários e uma ponte fixa total com dentes de cerâmica. A melhoria na sua condição é drástica, se recorrer a esta técnica cada vez mais usual e moderna, embora cara.